Avançar para o conteúdo principal

A vida começa agora


A data diz-me que cheguei aos quarenta. Mas o espelho e a balança do tempo não o confirmam. Ainda experimento, vejo e sinto uma estranha leveza. Os anos ainda não me pesam e o que a idade me ofereceu é tanto mais do que a passagem do tempo naturalmente me roubou. Aceitar deixou de ser um verbo de conjugação resignada: agora é sinónimo de sabedoria. Tenho tanto para fazer, tanto para dar, tanto que ainda gostaria de receber. Mas os dias cavalgam a uma velocidade furiosa e eu já só procuro a harmonia suave e perfeita de cada instante. Mais dia, menos dia, mais ano, menos ano, tudo irá conspirar para que a minha missão se cumpra. Se não foi, não era para ser. Se não acontece é porque não tinha de acontecer. Caminho para um tempo no qual até o caos é perfeição, se observado à lupa da serenidade do olhar. A vida não se acalmou. A quietude é que me abraça os gestos, agora fortalecida pelos ensinamentos. Nesta juventude tardia da existência, estabilidade continua a ser um conceito abstrato, tão difícil de concretizar. Amor, família, trabalho e prosperidade são realizações quase incompatíveis. Quando se alcança uma, há outra que nos foge e sempre teremos de correr atrás daquela que nos é prioritária. Ser respeitada por quem sou e pelo que faço é a maior conquista desta idade. Aos quarenta ser feliz é sinónimo de estar em paz. É poder viver pacificamente com as escolhas que se impõem a cada dia. É saber dizer não muitas vezes, sem medo, porque um sim contrariado sempre terá consequências piores. É encontrar a direção espiritual que nos permite assomar o passado e espreitar o futuro, sem desfocar do presente. É praticar a paciência, a resiliência, a persistência, em prol da superação. É olhar fundo para dentro até descobrirmos a nossa melhor versão e a partir da auto-estima nos revelarmos no outro. É discernir antes e depois de tudo e perder o hábito da precipitação. É descobrir e aprender a usar as ferramentas da vida, sem vergonha de falhar e recomeçar sempre que preciso. Para esta nova década da existência, lanço-me um desafio especial: Quero ser mais alegre para ser mais feliz!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Noventa euros em frutos tropicais

Saborear um fruto exótico pode ser uma experiência inesquecível mas longe do alcance de todas as carteiras Há quem diga que a melhor forma de conhecer um local e as suas gentes é deambular a pé pelas ruelas que se entrecruzam à nossa volta e visitar o mercado municipal. E foi isso mesmo que fiz no primeiro dia de visita ao Funchal. Saio do hotel, localizado no coração do centro histórico, e começo a atravessar ruas aleatoriamente. Começo por seguir pela principal e depois arrisco atalhos pelas perpendiculares, à procura de pessoas e de casas com portas e janelas entreabertas por onde possa espreitar. Liberto toda a curiosidade que se esconde em mim e dou-lhe trela. Quero que seja ela a puxar por mim e por isso deixo-me guiar pelo seu instinto. Sem que tenha andado mais de 500 metros, dou comigo à entrada do mercado municipal. Na fachada leio a inscrição “Mercado dos Lavradores”, mas depressa descubro que este mercado é sobejamente conhecido pelo mercado das flores. Basta atravessar o p...

Quando a avó me levava ao parque

Quando a minha avó me levava ao parque, eu tinha cinco anos e ainda sabia ser feliz. A avó levava sempre a minha mão bem apertada pelo medo de não me deixar fugir. Esses dias eram sempre finais de tarde de verão, daqueles que o Sol gosta de prolongar até que resolve esconder-se. Depois de jantar, lá íamos nós, rua acima, pela fresquinha – como ela dizia – agradada com a brisa que antecede o anoitecer. Lá em casa, jantávamos cedo, às seis da tarde já a comida estava na mesa. Era assim por causa do avô. Ele chegava das obras com a roupa e as botas pesadas de cimento e tomava sempre banho antes de ocupar o seu lugar cativo à mesa. Depois, com as mãos espessas e ásperas de tanto acartar baldes de massa, cortava uma fatia de pão. Vida dura a do avô. As obras começavam sempre cedo, sobretudo no verão, para fugir à braseira estival. Vida dura a da avó. Uma vida feita de espera e de cuidar dos outros. Mas nem um lamento. Daquela boca só saíam jóias e rebuçados. Daquelas mãos, só carinho. Da...

Quatro Primaveras

Sou tua mãe mas não te vi nascer. Pode parecer estranho, mas foi assim que aconteceu. Há quatro anos, era de noite. Ainda não era Primavera, mas estava um clima ameno, primaveril. No relógio de parede, o ponteiro pequeno estava fixo no número um e o grande apontava para o oito. Eram uma e quarenta da manhã de terça-feira, dia 11 de Março de 2008. Quando choraste pela primeira vez, eu não te ouvi. Ferrada num sono profundo, não te ouvi, nem te vi, nem peguei em ti ao colo, nem chorei de felicidade por sentir uma emoção nova, tão rara, que pode acontecer uma única vez, ou poucas vezes na vida. Lamento não ter sentido as dores. Lamento, ainda mais, não ter conhecido a explosão de emoções que as sucedem. Estava anestesiada, esventrada e longe do meu bebé. Lamento tudo isso, mas sei que foi por bem. Os corpos escondidos por detrás de todas aquelas batas brancas, sem nome, sem voz, quase sem rosto, salvaram-te a vida. Bendita seja a medicina. Despertei nauseada, horas depois. De um lado, e...