Avançar para o conteúdo principal

A POLÍTICA PRECISA DE TI










Tudo é política e a política precisa de todos. Sobretudo daqueles que se julgam menos chamados e capacitados a participar. A política precisa da energia dos jovens, da polivalência das mulheres e da sabedoria dos idosos. Ao contrário do que muitos pensam, a política não é uma profissão restrita, é uma missão, por isso pode e deve ser abraçada por todos, em qualquer fase da vida. 

A melhor forma de contribuir para a mudança é cada um de nós ser parte da mudança, denunciando as injustiças, apresentando ideias e propostas inovadoras, oferecendo o nosso tempo, energia e competências para implementar uma nova realidade social. Não é no café, no salão de cabeleireiro ou nas redes sociais que os problemas se resolvem. O burburinho espalha-se, no diz que disse, e rapidamente morre no esquecimento, adormecido por uma promessa vã ou uma alegria efémera. 

Todos têm algo extremamente útil a dar, para que todos possamos melhor receber, numa medida mais justa e adequada. Esqueçam a ideia de que não percebem nada de política. Fazer as pazes com um colega com quem discordaram na escola já é política. Gerir o orçamento familiar também é política. Resolver com habilidade os desafios e conflitos do dia-a-dia, nada mais é senão política. 

Por isso, nada receiem. Não esperem sentados pelas soluções que sempre tardam e sejam proativos. Unam as vossas ideias e vontades, num ativismo cívico ou partidário, e não cessem de lutar. 

Nunca aceitem como perpétuo nenhum estado ou situação. Não acreditem no mito do sistema instalado contra o qual ninguém nada pode. Todos podemos, intervindo mais, participando mais, votando mais. Todos podemos, trocando a resignação pela ação.

Sim, tu que estás a ler estas palavras, não vires as costas e não finjas que não é nada contigo. Sejas quem fores, tenhas a idade que tiveres, saibas o que souberes, o teu contributo é útil, a política também precisa de ti!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Noventa euros em frutos tropicais

Saborear um fruto exótico pode ser uma experiência inesquecível mas longe do alcance de todas as carteiras Há quem diga que a melhor forma de conhecer um local e as suas gentes é deambular a pé pelas ruelas que se entrecruzam à nossa volta e visitar o mercado municipal. E foi isso mesmo que fiz no primeiro dia de visita ao Funchal. Saio do hotel, localizado no coração do centro histórico, e começo a atravessar ruas aleatoriamente. Começo por seguir pela principal e depois arrisco atalhos pelas perpendiculares, à procura de pessoas e de casas com portas e janelas entreabertas por onde possa espreitar. Liberto toda a curiosidade que se esconde em mim e dou-lhe trela. Quero que seja ela a puxar por mim e por isso deixo-me guiar pelo seu instinto. Sem que tenha andado mais de 500 metros, dou comigo à entrada do mercado municipal. Na fachada leio a inscrição “Mercado dos Lavradores”, mas depressa descubro que este mercado é sobejamente conhecido pelo mercado das flores. Basta atravessar o p...

Quando a avó me levava ao parque

Quando a minha avó me levava ao parque, eu tinha cinco anos e ainda sabia ser feliz. A avó levava sempre a minha mão bem apertada pelo medo de não me deixar fugir. Esses dias eram sempre finais de tarde de verão, daqueles que o Sol gosta de prolongar até que resolve esconder-se. Depois de jantar, lá íamos nós, rua acima, pela fresquinha – como ela dizia – agradada com a brisa que antecede o anoitecer. Lá em casa, jantávamos cedo, às seis da tarde já a comida estava na mesa. Era assim por causa do avô. Ele chegava das obras com a roupa e as botas pesadas de cimento e tomava sempre banho antes de ocupar o seu lugar cativo à mesa. Depois, com as mãos espessas e ásperas de tanto acartar baldes de massa, cortava uma fatia de pão. Vida dura a do avô. As obras começavam sempre cedo, sobretudo no verão, para fugir à braseira estival. Vida dura a da avó. Uma vida feita de espera e de cuidar dos outros. Mas nem um lamento. Daquela boca só saíam jóias e rebuçados. Daquelas mãos, só carinho. Da...

Quatro Primaveras

Sou tua mãe mas não te vi nascer. Pode parecer estranho, mas foi assim que aconteceu. Há quatro anos, era de noite. Ainda não era Primavera, mas estava um clima ameno, primaveril. No relógio de parede, o ponteiro pequeno estava fixo no número um e o grande apontava para o oito. Eram uma e quarenta da manhã de terça-feira, dia 11 de Março de 2008. Quando choraste pela primeira vez, eu não te ouvi. Ferrada num sono profundo, não te ouvi, nem te vi, nem peguei em ti ao colo, nem chorei de felicidade por sentir uma emoção nova, tão rara, que pode acontecer uma única vez, ou poucas vezes na vida. Lamento não ter sentido as dores. Lamento, ainda mais, não ter conhecido a explosão de emoções que as sucedem. Estava anestesiada, esventrada e longe do meu bebé. Lamento tudo isso, mas sei que foi por bem. Os corpos escondidos por detrás de todas aquelas batas brancas, sem nome, sem voz, quase sem rosto, salvaram-te a vida. Bendita seja a medicina. Despertei nauseada, horas depois. De um lado, e...