Avançar para o conteúdo principal

Ainda és jovem!


Ouço repetidamente esta afirmação desde os meus 20 anos. Se é para arranjar trabalho, ainda és jovem, dá tempo ao tempo. Se é para encontrar o amor, ainda és jovem, há-de aparecer. Se é para ter filhos, ainda és jovem, tens a vida pela frente. Ontem, ao escutar a homilia do Papa Francisco, dirigida a uma multidão de jovens, no encerramento da Jornada Mundial da Juventude no Panamá, lembrei-me desta expressão e de como fui enganada toda a vida. "Os jovens não são o futuro", dizia o Santo Padre, "são o presente". Esperar por amanhã é um dos piores erros do ser humano. O verbo agir soa melhor e só faz sentido no presente. Ser jovem é ter a idade certa para ser a mudança no mundo. Se alguém me tivesse dito isto há uns anos atrás, talvez tudo tivesse sido diferente. Talvez tivesse esperado menos e agido mais. Talvez tivesse feito parte de um qualquer grupo de jovens ativos e solidários sempre disposto a doar-se, abraçando causas e lançando-se ao caminho. Talvez tivesse integrado um partido político, não para garantir trabalho mas para me orgulhar de "não ser Pilatos" e não "lavar as mãos" da minha responsabilidade. Ser parte integrante da construção do futuro, pôr-me a caminho, não me acomodar no conforto de ser vítima de uma sociedade contra a qual nada podemos. Segundo o Santo Padre, "envolver-se na política é uma obrigação para o cristão" porque "a política é uma das formas mais elevadas da caridade", visto que "procura o bem comum". Se eu soubesse o que sei hoje, voltaria ao tempo em que ainda era, efetivamente, jovem e faria muito mais. Porque o tempo que se perde com banalidades nunca mais volta e cada minuto de vida tem uma utilidade preciosa. Se ainda és, efetivamente, jovem, dá tudo o que tens, ignora os teus cansaços, entrega-te confiante a todas as causas que te apaixonem. Não escolhas um curso superior, opta por uma vocação. Porque se vibrares com o que fazes, vais fazê-lo tão bem, tão bem, que alguém quererá pagar pelo teu talento. Se ainda és jovem, não esperes por amanhã, nem por 2022, nem pela Jornada Mundial da Juventude em Portugal. Sê hoje a mudança que queres ver no futuro.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Reportagem # 5

"Dica da Semana", edição regional Algarve, 10 de Abril de 2014

Reportagem # 12

Jornal "Dica da Semana", edição regional Algarve, 3 de Julho de 2014

Reportagem # 55

"Dica da Semana", edição regional Algarve, 17 de Março 2016