Avançar para o conteúdo principal

A vida começa agora


A data diz-me que cheguei aos quarenta. Mas o espelho e a balança do tempo não o confirmam. Ainda experimento, vejo e sinto uma estranha leveza. Os anos ainda não me pesam e o que a idade me ofereceu é tanto mais do que a passagem do tempo naturalmente me roubou. Aceitar deixou de ser um verbo de conjugação resignada: agora é sinónimo de sabedoria. Tenho tanto para fazer, tanto para dar, tanto que ainda gostaria de receber. Mas os dias cavalgam a uma velocidade furiosa e eu já só procuro a harmonia suave e perfeita de cada instante. Mais dia, menos dia, mais ano, menos ano, tudo irá conspirar para que a minha missão se cumpra. Se não foi, não era para ser. Se não acontece é porque não tinha de acontecer. Caminho para um tempo no qual até o caos é perfeição, se observado à lupa da serenidade do olhar. A vida não se acalmou. A quietude é que me abraça os gestos, agora fortalecida pelos ensinamentos. Nesta juventude tardia da existência, estabilidade continua a ser um conceito abstrato, tão difícil de concretizar. Amor, família, trabalho e prosperidade são realizações quase incompatíveis. Quando se alcança uma, há outra que nos foge e sempre teremos de correr atrás daquela que nos é prioritária. Ser respeitada por quem sou e pelo que faço é a maior conquista desta idade. Aos quarenta ser feliz é sinónimo de estar em paz. É poder viver pacificamente com as escolhas que se impõem a cada dia. É saber dizer não muitas vezes, sem medo, porque um sim contrariado sempre terá consequências piores. É encontrar a direção espiritual que nos permite assomar o passado e espreitar o futuro, sem desfocar do presente. É praticar a paciência, a resiliência, a persistência, em prol da superação. É olhar fundo para dentro até descobrirmos a nossa melhor versão e a partir da auto-estima nos revelarmos no outro. É discernir antes e depois de tudo e perder o hábito da precipitação. É descobrir e aprender a usar as ferramentas da vida, sem vergonha de falhar e recomeçar sempre que preciso. Para esta nova década da existência, lanço-me um desafio especial: Quero ser mais alegre para ser mais feliz!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Reportagem # 5

"Dica da Semana", edição regional Algarve, 10 de Abril de 2014

Reportagem # 55

"Dica da Semana", edição regional Algarve, 17 de Março 2016

Reportagem # 12

Jornal "Dica da Semana", edição regional Algarve, 3 de Julho de 2014