Avançar para o conteúdo principal

Conto "Casa de Bonecas" - página 1

Maria andava há horas sem saber onde estava. Caminhava cheia de fome, de frio e de medo quando foi abordada por um homem que se atravessou no caminho.
- Olá, como te chamas? - Perguntou Pedro, tentando meter conversa com a menina de ar amedrontado que aparentava ter não mais que sete ou oito anos.
- Eu sou a Maria, mas a minha mãe disse-me para não falar com estranhos - respondeu hesitante, colocando um ar muito sério.
- A tua mãe tem toda a razão, Maria. Mas onde é que ela está? - Insistiu Pedro.
- Deve estar em casa a fazer o jantar. Já é de noite e quando começa a ficar escuro ela vai para a cozinha fazer a sopa - esclareceu Maria.
Perante uma resposta que não justificava o facto de uma criança tão pequena vaguear sozinha pelas perigosas ruas da cidade àquela hora, Pedro voltou a insistir:
- Mas onde fica a tua casa, Maria?
A pergunta despertou nela a fragilidade que vinha a disfarçar e que culminou num enorme pranto.
- Eu não sei - disse soluçando, enquanto encobria o rosto com ambas as mãos. - Estou perdida! – Acrescentou, erguendo os olhos inundados de lágrimas na direcção do rosto de Pedro, como que em busca de uma solução.
Confirmou-se a suspeita que ele mais temia. Aquela criança estava mesmo perdida e não sabia como regressar a casa.
- Mas como é que te perdeste, Maria?
Já um pouco mais calma, confortada com a presença daquele estranho que parecia uma pessoa amigável, a menina explicou:
- Eu saí da escola esta tarde e em vez de voltar logo para casa, lembrei-me de procurar uma loja de brinquedos que a professora disse que havia numa rua aqui perto. Fui andando, andando, e só via casas e pessoas e árvores e carros e não encontrava loja nenhuma. Quando quis voltar para casa, já não sabia o caminho de volta. Estava perdida. Então, comecei a andar, a andar, a ver se me lembrava qual era a rua onde devia virar.
Respirou fundo, como se estivesse cansada de falar, mas assim que recuperou o fôlego, continuou:
- Podes ajudar-me a voltar para a minha casinha? – Perguntou, num tom enternecedor.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Reportagem # 5

"Dica da Semana", edição regional Algarve, 10 de Abril de 2014

Reportagem # 12

Jornal "Dica da Semana", edição regional Algarve, 3 de Julho de 2014

Reportagem # 55

"Dica da Semana", edição regional Algarve, 17 de Março 2016